Fundado em 22 de Dezembro de 1918O clube mais antigo de SC em atividade.

HISTÓRIA

 

O Hercílio Luz Futebol Clube nasceu no dia 28 de dezembro de 1918. Seu primeiro presidente foi Luiz Thomaz da Silva que teve como companheiros de diretoria Pedro da Silva Medeiros, José Nicolau de Carvalho, Gustavo Gonzaga Filho e João Barbosa Sobrinho. Foi campeão estadual em 1957 e bi em 1958, mesmo ano em que o Brasil conquistou o primeiro campeonato mundial. Tem em seu uniforme oficial as cores vermelha e branca e, por isso, alguns o chamam de colorado. Mas, o que ele gosta mesmo é de ser chamado de Leão do Sul, apelido que ganhou por sua conhecida garra nas competições em que esteve presente. Sempre que se prepara para entrar em campo a torcida brada o grito de guerra : "Solta o Leão ! ".

Surgimento:

O primeiro passo que foi dado para o surgimento do Hercílio Luz Futebol foi cinco anos antes de sua fundação, em 1913. Na época, o futebol era uma ideia inicial implantada no Brasil e em Santa Catarina.

Neste ano, surgiu o Infantil FC. – sob o teto de um modesto galpão de madeira erguido na rua primeiro de maio -, sob a responsabilidade de um grupo de jovens de classe alta, que eram apaixonados pela modalidade e com pensamentos inovadores para a época.

Antes mesmo do Infantil, em 1910, o único clube que existira em Santa Catarina era o “Futebol”. Curiosamente, o nome do clube aparecia sem complemento algum em seu nome fantasia, bem diferente dos outros clubes que acrescentam, por exemplo, Esporte Clube, Atlético Clube, etc.

Neste ano, Germano Siebert presidia este clube que apareceu em fevereiro de 1910, na cidade de Florianópolis. Logo adiante, a modalidade esportiva que iniciara no país e no estado, o futebol, ganhava a concorrência de outra modalidade: o Remo. Este esporte era muito popular principalmente em Florianópolis.

Oito anos após o surgimento do clube “Futebol”, reunido em torno de uma mesa do frequentado e democrático Café Familiar, do mesmo desportista Germano Siebert, que estava situada a Rua Lauro Müller em Tubarão, um grupo de jovens tubaronenses traçou os pormenores da fundação de um novo time, agremiação que viria a se chamar Hercílio Luz Futebol Clube. A data da fundação foi escolhida para o dia 22 de dezembro de 1918.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                      

Primeiro jogo da história:

O primeiro jogo de sua história foi no dia 12 de fevereiro de 1919, contra o Clube Náutico Francisco Martinelli, de Florianópolis. O Hercílio Luz FC jogou em casa e perdeu por 2X1 e naquele jogo utilizou os atletas: Juvenal, Stephano, Alexandre, Guigo, Thenes, Oswaldo, Santos, Mússio, Hygino, Newton, Gallois, Neco, Alfredo e João Barbosa. Depois da partida número um, as duas equipes se confraternizaram nas dependências do Clube 7 de Julho, em Tubarão, em animada domingueira (baile).

Revelação de jogadores:

O Leão do Sul já deu ao Brasil jogadores que despontaram no cenário nacional. Dentre eles, o mais conhecido foi Zenon que chegou à Seleção Brasileira por ter sido um dos grandes craques do Corintians de São Paulo e Campeão Brasileiro pelo Guarani de Campinas (SP).

Zenon ainda jogou na Portuguesa de Desportos, Atlético Mineiro e na Arábia Saudita.O Hercílio Luz ainda revelou jogadores como Wanderley, goleiro que jogou no São Paulo nos anos 70, Márcio, do Palmeiras, no início da mesma década e Walmir, do Internacional.

Estádio Dr. Aníbal Torres Costa:

O Hercílio Luz Futebol Clube teve a sua primeira aquisição de um campo em 22 de janeiro de 1938. Na época, o clube jogava no acanhado Campo da Estação, localizado próximo a estação de trem da cidade, na Rua Marechal Deodoro.

Neste dia, os diretores do clube compraram uma ampla área de terra que era de propriedade da família Zapellini.

Meses depois, mais precisamente em 19 de junho daquele ano, um churrasco foi promovido pela diretoria do clube para lançar a pedra fundamental do muro, que ia ser construído.

Depois da construção do muro, houve a execução de algumas obras no interior da área cercada. Construíram-se duas casas, uma para servir de vestiário de atletas e uma outra que era destinada, como casa para o zelador do terreno.

Após muito tempo de construção, enfim, foi inaugurado o Estádio Dr. Aníbal Torres Costa, no dia dois de fevereiro de 1941. Na época, o estádio foi construído com capacidade para cinco mil pessoas.

Após a construção do estádio, a diretoria do Hercílio Luz voltou às atenções para outro projeto: a construção de cadeiras cativas, no dia 20 de outubro de 1951. As cadeiras foram entregues aos torcedores que compraram as mesmas, no dia 21 de junho de 1953, durante a partida entre Hercílio Luz e Carlos Renaux pelo Campeonato Catarinense.

 

Rivalidade Ferro-Luz:

O maior rival do Hercílio Luz F.C, sempre foi o E.C. Ferroviário, conhecido como Ferrinho,o rubro-negro do bairro Oficinas. Este time, que tem como estádio o Monumental da Vila (Domingos Silveira Gozallez), foi campeão catarinense de 1970 e fazia com o Leão clássico Ferro-Luz. Depois. Este mesmo Ferroviário mudou de nome e virou Tubarão Futebol Clube.

O time do Hercílio vem identificado como time da elite de Tubarão desde a sua fundação. Em 23 de dezembro de 1918, um comunicado oficial dizia : "Comunico-vos que, em reunião effetuadahontem, pela elite tubaronense, constituiu-se uma sociedade sportiva, a qual foi dado, como homenagem à S. Excia.o Dr. Governador do Estado, o nome de Hercílio Luz Foot-Ball Club".

E, justamente por causa disso, o Hercílio perdeu muito de sua popularidade para o E.C Ferroviário, que nasceu mais de 20 anos depois, como o time do povo. Nos bons tempos da Liga Tubaronense de Futebol existiam ainda como filiados o Grêmio Esportivo Cidade Azul, de Tubarão; Barriga Verde, de Laguna; Atlético de Imbituba e o Nacional, de Capivarí de Baixo, lugar que à época ainda não havia se emancipado da Cidade Azul.

Títulos:

·        Dez vezes campeão da Liga Tubaronense de Futebol – 1939 à 1958.

·        *Nove vezes campeão do sul do estado – 1939 à 1960

*A competição classificava para as finais do Catarinense.

·        Duas vezes campeão Catarinense – 1957 e 1958.

Bi-campeão Catarinense – maior façanha do clube:

Em 1957 conquistou os títulos de Campeão Estadual de Santa Catarina e em 1958 repetiu a dose, chegando ao Bi.

Para conquistar seu primeiro título do Estadual, em 1957, o Hercílio precisou fazer uma disputa de melhor de três com o Clube Atlético Carlos Renaux, de Brusque. Venceu ao time do Norte por duas vezes, sendo uma em Tubarão, por 4x2, e outra em Florianópolis por 2X0.

Nesta última, os gols foram de Giovani e Ernesto. Da melhor de três que decidiu o campeonato, o Hercílio perdeu uma, em Brusque, por 3x1 (o primeiro jogo). - Com o título, o Leão do Sul passou a ser o primeiro time do sul do estado a conquistar um Estadual para a região.

Formou o Hercílio, na grande final em Florianópolis, com Bateria, Rato, Pinto, Mário, Adir e Ernani; Giovani, Betinho, Waldir, Ernesto e De Lucas. (Durante a partida, o árbitro José Silva expulsou os atletas Waldir, Betinho, De Lucas e Pinto, do Hercílio Luz e Júlio Camargo, pelo Renaux).

 

 

Primeiro Clube a disputar uma competição nacional:

O Hercílio Luz F.C, com o campeonato estadual de 1958, foi o primeiro clube catarinense a disputar uma Taça Brasil (1959), à época a maior competição do futebol brasileiro.Ainda não existia o Campeonato Nacional, que nasceu só em 1971.

A Taça reunia só os campeões dos estados, ao estilo do que é hoje a Copa do Brasil. Nesta competição, a equipe jogou em sistema mata-mata em dois jogos. Na ocasião, a equipe enfrentou o Atlético Paranaense.

O primeiro jogo foi realizado em Curitiba no dia 23 de agosto de 1959, com vitória da equipe da casa por dois a um.

O segundo jogo foi disputado em Tubarão no dia 30 de agosto daquele ano, com vitória dos paranaenses por um a zero. Na classificação geral da competição, o Leão do Sul ficou na décima terceira colocação.

Hino:

O Hino do Hercílio Luz FC, é de autoria de Silvio Búrigo e sempre foi consagrado por uma estrofe muito cantada no estádio Aníbal Costa, que diz : "Hercilista, é a nossa vitória ! Ei, avante; ei, avante, é o Sul; trabalhamos com fé pela glória, à vitória do Hercílio Luz ! " Outros quatro versos completam o hino.

Nossos patrocinadores

Apoio

Parceiros

Hercílio Luz Futebol Clube
Avenida Pedro Zapelini, 1735 - Centro - Tubarão - SC - Brasil
CEP 88701-480 - Tel.: (48) 3199-1642

Política de privacidade

Quer trabalhar conosco?
Envie seu currículo para: secretaria@hercilioluzfc.com.br
com carga/setor no assunto do e-mail.

Desenvolvimento: dkprogramacao